Como funciona o modelo de negócios White Label

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Conheça o modelo de negócios que está revolucionando estruturas organizacionais.

A origem do Termo

A origem da expressão “White Label” é atribuída ao hip-hop estadunidense da década de 80. Com o sucesso do gênero naquela época, a profissão de DJ se tornou popular nos Estados Unidos. Esses profissionais produziam músicas, clandestinamente, fazendo uso trechos de músicas já lançadas. As gravadoras perceberam nisso uma oportunidade de mercado, então passaram a enviar aos DJ’s renomados discos com as chamadas “white labels”, que eram músicas eles estavam agora autorizados a produzir suas próprias versões. Essas músicas, lançadas em rádios, eram utilizadas para medir a aceitação do público.

Na área dos negócios, o primeiro registro desse modelo na internet ocorreu em 2001, quando um varejista do e-commerce fornecia telefones para as empresas venderem seus produtos e ganharem comissões com a sua própria marca. Atualmente é uma categoria bastante utilizada nos Estados Unidos e vem crescendo muito no Brasil.

O que é White Label no mundo dos negócios

O White Label é um modelo de negócio que pode ser aplicado tanto a produtos quanto a serviços, e é, como se diz em inglês, a win-win situation, um negócio vantajoso para ambas as partes envolvidas, que são, em geral, uma empresa X, que é o desenvolvedor do produto/serviço, e uma empresa Y, que é o contratante, que está autorizado a utilizar o produto/serviço incorporando nele a sua marca. É lucrativo para este, porque poupa tempo, investimento e toda a burocracia envolvida em relação ao desenvolvimento e à infraestrutura, e para aquele, porque não tem de se preocupar com o marketing do produto ou serviço, focando apenas em seu desenvolvimento.

Como funciona na prática

Para melhor ilustrar, podemos usar o exemplo de um vendedor do ramo da moda, que pretenda inserir seu negócio no e-commerce. A criação de um site demanda tempo e um investimento considerável. Caso esse vendedor opte pelo modelo White Label, o tempo investido seria apenas em relação à aplicação de sua marca e ele poderia, então, focar na produção e mão de obra especializada para o seu negócio.

Diferença entre Franquia e White Label

Existe uma grande diferença entre as tradicionais e conhecidas Franquias e o White Label. As Franquias exigem a necessidade de seguir regras como uso da marca do franqueador, padrão de qualidade, equipamento padronizado, além demandar contribuição com uma porcentagem dos lucros. O White Label, por sua vez, oferece liberdade para personalização e uso da identidade visual do contratante, além de ter um custo predefinido, que permite que uma margem de lucro maior.

Agora eu você já sabe o que é e como funciona o modelo de negócios White Label,
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