O que é cashback? Entenda como receber dinheiro de volta

0
320
O que é cashback? Entenda como receber dinheiro de volta

Nos últimos anos, as empresas precisaram se adaptar para oferecer inovações e benefícios a fim de se manterem atrativas aos clientes. O sistema de cashback surgiu como uma alternativa e ganhou espaço no competitivo mercado brasileiro.

O sistema foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebate, se tornando muito popular no Reino Unido e nos EUA. No Brasil, foi implementado em 2007, e desde então ganhou muita força, especialmente nas compras online. Segundo dados do Sebrae, cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos estão cadastrados nesses programas. 

Mas afinal, o que é cashback?

Quando falamos em fazer compras, está implícito que vamos gastar dinheiro, certo? Porém, com o sistema de cashback, é possível obter uma parte do valor gasto de volta. O termo vem da junção das palavras em inglês “cash” (dinheiro) e “back” (devolver), ou seja, ter o seu “dinheiro de volta”.

Para isso, existem sites e aplicativos que funcionam como intermediários entre os consumidores e as empresas. Você faz uma compra em uma loja credenciada ao aplicativo que você escolheu e, depois que o pagamento com cartão é realizado, uma parte do valor retorna para sua carteira digital e o saldo pode ser conferido por meio do app, de forma rápida e simples.

Ao contrário dos programas de pontos, em que o consumidor precisa juntar uma determinada pontuação para resgatar um produto ou serviço, no sistema de cashback o valor volta diretamente para a conta após uma compra.

O cashback é um incentivo para que as pessoas comprem os produtos que elas já gostariam de comprar, com o benefício de receber uma porcentagem do valor de volta para utilizar de acordo com seus desejos.

Por exemplo: se um produto custa R$300 em dois sites diferentes, mas um deles oferece um programa de cashback que devolve 5% do valor, a compra se torna R$15 mais barata para o consumidor. Assim, faz mais sentido escolher o site que oferece cashback.

Continue acompanhando nosso conteúdo para descobrir mais vantagens:

Vantagens do cashback da Start Pay

A Start Pay é um fintech que une soluções de pagamento pelo celular e cashback no mesmo aplicativo e ainda permite utilizar criptomoedas nas compras. Além disso, sendo usuário do app, você pode obter grandes vantagens:

1) Parcerias com grandes redes de produtos

É possível usar o cashback para fazer compras em mais de 100 estabelecimentos credenciados à Start Pay. Nossos parceiros afiliados são de grandes redes, disponíveis para compras online ou físicas nas principais cidades do país. Olha só alguns exemplos: 

  • Amazon;
  • Centauro;
  • Netshoes;
  • Carrefour;
  • Malwee;
  • Polishop;
  • Drogaria São Paulo;
  • Nescafé Dolce Gusto;
  • Ricardo Eletro;
  • Livraria Cultura;
  • Lojas Renner;
  • Americanas.

2) Optar pelo método de recuperar o dinheiro

A Start Pay disponibiliza dois métodos para recuperar o valor: compras online ou em lojas físicas. No próprio aplicativo é possível filtrar as empresas parceiras por categorias – como viagens, roupas, eletrônicos, etc. – e por tipo: lojas físicas ou lojas online. 

3) Até 10% de volta

A porcentagem de cashback varia de acordo com as lojas parceiras, mas no app da Start Pay pode chegar a 10% do valor gasto, sendo uma das maiores taxas do mercado: o que é positivo para o consumidor.

4) Escolher o que fazer com o dinheiro

O valor economizado fica como saldo na sua carteira digital e, além de poder utilizar o cashback nas compras com o app, você tem outras opções:

  • Realizar transferências

É possível fazer a transferência do valor disponível em cashback para sua conta em um banco ou até mesmo utilizar para pagar seus amigos.

  • Pagar contas e boletos 

Na Start Pay, você pode utilizar o cashback para pagar faturas com código de barras, como multas de trânsito, aluguel, luz e telefone, com a possibilidade de parcelar em até 6 vezes no cartão de crédito.

  • Transformar créditos de cashback em criptoativos (e vice-versa)

A Start Pay opera com o conceito de Easy Wallet e permite usar criptomoedas no momento do pagamento de uma conta de forma rápida e segura. O usuário pode tanto fazer pagamentos quanto transferência entre as carteiras – transformando reais em moedas digitais ou vice-versa. As criptomoedas aceitas pelo app são: Bitcoin, Bestkoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Litecoin e XRP (Ripple).

  • Fazer doações para instituições credenciadas

Você pode usar seu cashback para fazer doações às instituições sociais credenciadas. Em poucos cliques, é possível contribuir com projetos sociais como: Doutores da Alegria, Abrale, Arcah, Instituto Barrichello, Instituto Hatus, Love Together Brasil, Pro-Cura e Solar Meninos de Luz. 

Entenda como funciona o cashback

Algumas pessoas podem se sentir inseguras com esse tipo de programa, afinal, não estão acostumadas a receber dinheiro por fazer compras. Por isso, vale a pena entender melhor como funciona esse sistema.

A parceria entre as empresas credenciadas e a Start Pay funcionam por meio de comissionamento. Isso significa que sempre que um usuário realiza uma compra por meio do app Start Pay, nós recebemos uma comissão da empresa que fez a venda. O valor que o usuário recebe de volta como cashback, nada mais é do que uma parte da comissão que a Start Pay recebeu e vai dividir com ele. Assim, todo mundo sai ganhando.

Ok, até agora nós explicamos quais são as vantagens para os usuários e para a Start Pay. Mas o que as empresas cadastradas ganham com isso? 

Visibilidade de forma orgânica

Com um investimento muito reduzido, a empresa consegue expor a sua marca, passa ser conhecida por novos consumidores e aumenta o fluxo do estabelecimento. 

Fidelização do público

Como os clientes vão acumular mais pontos comprando apenas nas empresas parceiras, a preferência sempre será adquirir os produtos e serviços nas lojas cadastradas dentro do app do que em outras concorrentes.

Ampliação do mercado

Quando o cliente se sente satisfeito e é recompensado pela sua compra, ele se sente disposto a indicar o estabelecimento para que mais pessoas se beneficiem, multiplicando a circulação de consumidores e contribuindo para o aumento das vendas.

Aproximação com os clientes

Os apps de cashback possuem um histórico das compras dos clientes, que são informações valiosas sobre o comportamento, padrão de consumo e preferências dos usuários. Assim, as empresas conseguem ter acesso às informações que permitem entender o comportamento do cliente e pensar em medidas para melhorar o relacionamento com o público-alvo. 

A ideia é que o consumidor garanta boas compras e economize, enquanto os lojistas possam ganhar exposição, fidelizar clientes e alavancar os resultados.

Como se cadastrar

Agora que você já sabe como economizar dinheiro com as vantagens do cashback, venha fazer parte dos usuários da Start Pay! Em poucos passos você faz seu cadastro sem complicações. 

Para usar o serviço, basta baixar o app Start Pay no Google Play ou na App Store, seguir as instruções de cadastro e preencher os dados solicitados. Depois, basta navegar pelo app e procurar as empresas parceiras, conferir as vantagens e realizar suas compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui